sábado, 29 de junho de 2013

SOFTWARE LIVRE

Estamos hoje na era da internet, onde cada vez mais aparecem programas e novos recursos muito úteis no nosso dia a dia. Podemos usar como exemplo o Sistema LINUX, que é ao mesmo tempo um Sistema Operacional e um Núcleo. O Kernel (Núcleo) foi criado em 1991 por Linus Torvalds, hoje em dia o Linux é mantido por desenvolvedores de todo o mundo (desde desenvolvedores individuais até empresas como a IBM, HP, Canonical). Um Sistema Operacional Linux Completo é uma coleção de softwares (Livres ou não) criados por organizações ao redor do mundo tendo o Linux como seu Núcleo.
          O software livre nos permite usá-lo, copiá-lo e distribuí-lo sem qualquer restrição, nos proporcionando liberdade em seu uso, facilitando assim a sua utilização dentro das escolas e universidades. Enquanto que o software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre.
         Normalmente, a fim de que se possa utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo: será necessário, portanto, adquirir uma licença, tradicionalmente onerosa, para cada uma destas ações.
          O software livre permite aos seus usuários quatro liberdades que são básicas a sua utilização. São elas: Executar o programa para qualquer propósito, cada um pode adaptar o programa as suas necessidades, redistribuir cópias para ajudar aos outros, aperfeiçoar o programa. Esses fatores facilitam a utilização do software dentro das escolas.
Hoje em dia é encontrada uma variedade muito grande de softwares educativos para serem usados como atividades pedagógicas em sala de aula. Mas o que é o software educativo? São programas com objetivos pedagógicos, utilizado para o ensino aprendizagem dos alunos. O seu uso tem como objetivo a utilização do computador pelos alunos de uma forma mais agradável, tornando o aprendizado mais prazeroso e divertido a eles, estimulando-os cada vez mais.
O uso do software livre nas escolas traz muitos benefícios, mas também encontramos alguns problemas ligados a sua utilização. Serão citadas algumas vantagens e problemas encontrados: Vantagens: Muitas variedades de software livres educacionais, Código fonte livre, facilitando a adaptação para outras práticas pedagógicas, evita versões “piratas”- Desvantagens: Despreparo dos professores, Falta de uma base pedagógica que fundamente a elaboração do software educativo, não haver classificação dos softwares educacionais nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

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