tag:blogger.com,1999:blog-26472706787052070642024-02-20T04:46:11.714-08:00Informatica EducativaAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/01272455537769824284noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-2647270678705207064.post-46165779318978010802013-06-29T19:58:00.002-07:002013-06-29T20:14:37.942-07:00SOFTWARE LIVRE<div class="MsoNormal" style="text-align: center;">
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin-left: -35.45pt; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">Estamos hoje na era da internet, onde
cada vez mais aparecem programas e novos recursos muito úteis no nosso dia a
dia. Podemos usar como exemplo o Sistema <b>LINUX</b>,</span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 11.5pt; line-height: 150%;"> </span><span style="font-family: 'Times New Roman', serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">que é ao mesmo tempo um Sistema
Operacional e um Núcleo. O Kernel (Núcleo) foi criado em 1991 por Linus
Torvalds, hoje em dia o Linux é mantido por desenvolvedores de todo o mundo
(desde desenvolvedores individuais até empresas como a IBM, HP, Canonical). U</span><span style="font-family: 'Times New Roman', serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">m Sistema Operacional Linux
Completo é uma coleção de softwares <b>(Livres
ou não)</b> criados por organizações ao redor do mundo tendo o Linux como seu Núcleo.</span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 11.5pt; line-height: 150%;"><br />
</span><span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;"> <b>O
software livre</b> nos permite usá-lo, copiá-lo e distribuí-lo sem qualquer
restrição, nos proporcionando liberdade em seu uso, facilitando assim a sua utilização
dentro das escolas e universidades. Enquanto que o <b>software proprietário ou não livre</b></span><span style="font-family: 'Times New Roman', serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;"> é aquele cuja cópia,
redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador
ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre.</span><span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR; mso-font-kerning: .5pt;"><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="background: white; line-height: 150%; margin-left: -35.45pt; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="font-family: 'Times New Roman', serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;"> Normalmente, a fim de que
se possa utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se
solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo: será
necessário, portanto, adquirir uma licença, tradicionalmente onerosa, para cada
uma destas ações. <o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: -35.45pt; margin-right: 7.1pt; margin-top: 0cm; mso-layout-grid-align: none; text-align: justify; text-autospace: none;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;"> O software livre permite aos seus
usuários quatro liberdades que são básicas a sua utilização. São elas: <b>Executar o programa para qualquer propósito,
cada um pode adaptar o programa as suas necessidades, redistribuir cópias para
ajudar aos outros, aperfeiçoar o programa. </b>Esses fatores facilitam a
utilização do software dentro das escolas.<b><o:p></o:p></b></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: -35.45pt; margin-right: 0cm; margin-top: 0cm; mso-layout-grid-align: none; text-align: justify; text-autospace: none; text-indent: 1.0cm;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">Hoje
em dia é encontrada uma variedade muito grande de softwares educativos para
serem usados como atividades pedagógicas em sala de aula. Mas o que é o software
educativo? São programas com objetivos pedagógicos, utilizado para o ensino
aprendizagem dos alunos. O seu uso tem como objetivo a utilização do computador
pelos alunos de uma forma mais agradável, tornando o aprendizado mais prazeroso
e divertido a eles, estimulando-os cada vez mais.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: -35.45pt; margin-right: 0cm; margin-top: 0cm; mso-layout-grid-align: none; text-align: justify; text-autospace: none; text-indent: 1.0cm;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">O
uso do software livre nas escolas traz muitos benefícios, mas também
encontramos alguns problemas ligados a sua utilização. Serão citadas algumas
vantagens e problemas encontrados: <b>Vantagens:</b>
Muitas variedades de software livres educacionais, Código fonte livre,
facilitando a adaptação para outras práticas pedagógicas, evita versões
“piratas”- <b>Desvantagens:</b> Despreparo
dos professores, Falta de uma base pedagógica que fundamente a elaboração do
software educativo, não haver classificação dos softwares educacionais nos
Parâmetros Curriculares Nacionais.<o:p></o:p></span></div>
<div style="text-align: justify;">
</div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: -35.45pt; margin-right: 0cm; margin-top: 0cm; mso-layout-grid-align: none; text-align: justify; text-autospace: none; text-indent: 1.0cm;">
<br /></div>
</div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01272455537769824284noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2647270678705207064.post-86881659073715436622013-06-29T19:53:00.000-07:002013-06-29T19:53:09.764-07:00Tecnologia na Educação<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;">
<span style="font-size: 12pt; line-height: 150%;"><span style="font-family: Georgia, Times New Roman, serif;">A tecnologia na educação, não é
apenas importante na vida escolar, mas também na vida profissional e social de
todo indivíduo. A educação tecnológica é uma realidade, que permite aos
educadores e educandos uma interação e construção do conhecimento, como podemos
constatar na educação. As novas tecnologias quando bem usadas são valiosas
ferramentas em nossas mãos, e nos ajudará a fazer realmente uma educação para
todos, para isso devemos estar dispostos a experimentar novas formas de ensino.
<o:p></o:p></span></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;">
<span style="font-size: 12pt; line-height: 150%;"><span style="font-family: Georgia, Times New Roman, serif;">Precisamos usar a tecnologia na
escola para formar um indivíduo, na sua qualidade de pessoa humana, mais
crítico e consciente para fazer a história do seu tempo com possibilidade de
construir novas tecnologias, fazer uso da crítica e da reflexão sobre a sua
utilização de forma mais precisa e humana e ter condições de convivendo com o
outro, participando da sociedade em que vive transformar essa sociedade em
termos mais justos e humanos.<o:p></o:p></span></span></div>
<div class="MsoNormal" style="background: white; line-height: 150%; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;">
<span style="font-family: Georgia, Times New Roman, serif;"><span lang="PT" style="font-size: 12pt; line-height: 150%;">Precisamos preparar os
educandos para o mercado de trabalho, pois, c</span><span style="font-size: 12pt; line-height: 150%;">om as novas tecnologias
informatizadas, o trabalho adquire uma nova conformação: podem ser mencionadas
as mudanças que são produzidas sobre o emprego, as qualificações profissionais,
as relações trabalhistas, as condições e o meio ambiente de trabalho. Além
disso, formaram um conjunto de novas ocupações, como por exemplo: analistas de
sistemas, programadores, engenheiros eletrônicos e etc.<o:p></o:p></span></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;">
<span style="font-size: 12pt; line-height: 150%;"><span style="font-family: Georgia, Times New Roman, serif;">Entre outros fatores, as novas
tecnologias da educação e da informação, possibilitam o desenvolvimento
acelerado do conhecimento na sociedade. <o:p></o:p></span></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;">
<span lang="PT" style="color: #222222; font-size: 12pt; line-height: 150%;"><span style="font-family: Georgia, Times New Roman, serif;">De fato ouve-se constantemente que precisamos
preparar os nossos alunos para o mercado de trabalho, embora a maioria das
famílias não possuirem condições de comprar computadores, porém sentem-se
agraciados pelos filhos estarem
inseridos a esse fabuloso mundo virtual, haja vista que </span></span><span style="font-size: 12pt; line-height: 150%;"><span style="font-family: Georgia, Times New Roman, serif;">vivemos em mundo tecnológico, onde a Informática não pode ser vista como
meramente “mais uma tecnologia”. É uma “nova tecnologia” que oferece
transformação pessoal, além de favorecer a formação tecnológica necessária para
o futuro profissional na sociedade. Dessa forma devemos entender a Informática
não como uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um
conteúdo. Devemos ter a percepção que, quando a usamos como conhecimento,
estamos sendo modificados por ela e nos transformando em pessoas melhores. </span><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><o:p></o:p></span></span></div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01272455537769824284noreply@blogger.com0